Abruzzo

Apesar da região fazer parte da Itália central, suas tradições, história, cultura e economia se ligam aos da Itália meridional. É também uma das regiões mais procuradas pelos turistas por conta da sua variedade de paisagens e ambientes.

As cores da sua bandeira são: branco, que simboliza os montes com neve; verde, representando as colinas; e azul, da cor do mar. Eles representam as características morfológicas, econômicas e sociais da região.

O território é predominantemente montanhoso e selvagem. Entre montanhas bem altas, surgem as localidades turísticas, locais apropriados para os esportes de inverno.

Para quem fizer o percurso de Gran Sasso até o mar, atravessará uma área cheia de história, tradições e testemunhos artísticos que não cansam de surpreender quem visita essa região.

Entre montanhas e colinas, existem lindos vales e percursos naturais, entre eles Valle dell’Aterno, ligada à cidades antigas. Várias são as reservas naturais também, como o parque nacional de Abruzzo, o parque do Gran Sasso e o Monti della Laga. Todos eles asseguram a proteção de espécies animais e vegetais típicas da região.

O literal dessa região é caracterizado por praias arenosas na parte setentrional, enquanto no sul, as praias prevalecem as praias com pedras.

Para quem quiser adentrar a região, poderá encontrar monastérios e castelos que formam alguns dos tantos percursos diferentes encontrados na região considerada a mais verde de toda a Itália.

As principais cidades são Pescara, L’Aquila (a capital), Teramo, Chieti e Montesilvano.

O que visitar

A cidade mais representativa no quesito arte é L’Aquila, caracterizada por seu valor artístico inestimável, desde a famosa Basilica di San Bernardino até um castelo do século XV, da Basilica di Santa Maria di Collemaggio a fonte de 99 canaletas. Na cidade, é possível encontrar roteiros de arte, história e religião.

Pescara é famosa por conta de suas praias longas e arenosas. É um importante centro turístico, a cidade do poeta Gabriele d’Annunzio. A cidade de Chieti, entre as colinas, possui uma catedral do século XI e também o museu arqueológico nacional, cheio de itens da civilização grega e romana.

Teramo, além de uma catedral medieval, possui ruínas de um teatro e de um anfiteatro da era romana. Vários são os bairros que mantêm ainda vivas as tradições locais. A cidade de Scanno também é conhecida por seus prédios antigos e por sua proximidade a um lago, tornando o local ainda mais fascinante.

Para os amantes da natureza, o Parque Nacional do Abruzzo, Lazio e Molise é bastante interessante. Além deste, a região tem outros dois parques nacionais, um regional e 38 áreas protegidas, entre oásis e reservas. Vários filmes foram filmados nas áreas dos parques e reservas, como Pão e Tulipas e Um Homem Misterioso, com George Clooney.

O que provar

Essa região possui uma rica tradição gastronômica, bem específicas e ligada às províncias. À mesa, é muito comum encontrar a massa feita em casa, preparada com todo o cuidado, e também sopa de legumes.

Na parte costeira, claro, predominam os pratos a base de peixe, normalmente temperados com tomate para exaltar o sabor do peixe. Prato bastante comum é o scapece, peixe frito e conservado no vinagre.

Na parte de carnes, é bastante presente a carne de vitelo, cabra e cordeiro. Os produtos feitos com carne de porco, como salames e presuntos, também são o forte da área montanhosa da região.

A refeição aqui sempre vem acompanhada dos melhores vinhos regionais com selo DOC e IGT. Famosos são Montepulciano d’Abruzzo e o Trevviano d’Abruzzo, que conquistaram tanto o mercado local quanto o internacional por conta da ótima relação custo x benefício.

Entre os doces, normalmente eles são a base de amêndoas e mel, como o torrone ou outras massas fritas feita com mel, como o bocconotto.

Abruzzo é certamente uma região pouco conhecida da Itália, mas que tem tanto a oferecer seja por conta de seus monumentos quanto por sua gastronomia e paisagens naturais, ambos únicos.

Foto: Monteferrante, Abruzzo (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Abruzzo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s