Veneto

Montagnana, Veneto

Por muito tempo, essa região foi independente e foi anexada ao Reino da Itália em 1866. Por conta disso, ainda hoje, grande parte da população fala em dialeto veneto, o idioma daquela época.

Antigamente, foi uma terra de pobreza e emigração, mas graças a uma grande evolução industrial, é uma das regiões mais ricas da Itália nos dias de hoje.

Devido ao seu patrimônio histórico, artístico e arquitetônico é a região italiana mais visitada, recebendo mais de 60 milhões de turistas por ano.

Uma das características mais marcantes dessa região são as lagoas. E propriamente de uma delas, surge uma cidade única no mundo: Venezia.

A variedade de paisagens é extraordinária: as Dolomitas que impressionam pela cor rosada que tomam ao por do sol, o famoso lago di Garda, outro centro turístico, e então as praias longas e arenosas de Caorle, Cavallino e Jesolo.

A região também oferece algumas termas para tratamentos terapêuticos, como os Colli Euganei e as Terme Euganee.

As principais comunas são Venezia, Verona, Padova, Vicenza e Treviso.

O que visitar

Essa é a região que abriga Veneza, uma das cidades mais visitadas do mundo. Ela também é patrimônio da UNESCO por conta de sua lagoa, suas ilhas e o Grande Canal, circundado de prédios antigos e ricamente decorados, lembrando a antiga Repubblica Marinara.

Em Venezia temos um dos carnavais mais famosos do mundo, os vidros de Murano e as rendas de Burano, ela pode ser percorrida tanto a pé, através dos canais, quanto através de suas embarcações, em vaporetto ou gondola.

Outra cidade que faz parte da UNESCO, com seu centro histórico, é Verona, um exemplo de integração entre a arquitetura renascentista, medieval e romana. Um dos monumentos símbolo da cidade é o balcão da Julieta, juntamente com a Arena.

Em Cortina d’Ampezzo, é possível ver as Dolomitas de perto, essas também sendo um patrimônio por conta de sua formação particular. A cidade é estação de esqui.

Uma cidade de cultura é Padova, que oferece muitas atrações, desde sua famosa basílica de Santo Antônio, uma das maiores metas do turismo religioso, até a famosa capela dos Scrovegni, pintada por Giotto e considerada uma obra prima atemporal. O Orto Botanico da cidade também está listado na UNESCO.

Treviso, também importante na época romana, recebe comparações com Veneza por conta de seus canais, que caracterizam o centro. Entre os monumentos, estão a igreja de São Nicolau, o Duomo e as muralhas.

Outro centro que está nessa lista de patrimônios é o de Vicenza, caracterizado por seu estilo clássico, dado pelo arquiteto Andrea Palladio. Ainda merecem destaque cidades como Asolo, Rovigo e Belluno.

Também são interessantes as cidades muradas, como Feltre, Cittadella, Este, Montagnana (foto), Noale, Lazise e Bassano del Grappa.

O que provar

Nessa região, os ingredientes básicos são arroz, verduras e sobretudo a polenta, muito amada pelas pessoas e preparada para acompanhar carnes, peixes e queijo.

Bastante característicos são os feijões de Lamon, da província de Belluno, os aspargos de Bassano del Grappa, a chicória vermelha de Treviso, que se tornou muito presente na culinária dessa cidade.

A soapa calda, uma sopa feita com carne de frango, é bastante comum e pode ser feita também com fungos. O queijo de Asiago também é bastante conhecido.

As cidades próximas do mar normalmente possuem mais pratos feitos com frutos do mar, como risotto de peixe, pratos feitos com sardinhas, bacalhau.

Entre os doces típicos, muitos são fritos. Existe uma lista de doces feitos para comemorar o carnaval. Também é famoso o pandoro de Verona, um panetone sem frutas.

A produção de vinhos no Veneto também é destaque. São produzidos diferentes vinhos tintos e brancos, sendo famosos os Amarone della Valpolicella, o Breganze Bianco, o Soave e o Bardolino. São conhecidos também os espumantes e a produção de grappa.

É simplesmente impossível visitar essa região italiana e não se apaixonar completamente por ela. Riquíssima culturalmente, ela também oferece outras paisagens naturais de tirar o fôlego e muita, muita história.

Foto: Montagnana, Veneto (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Veneto

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s