Le Marche

Fontana del Calamo, Ancona

As Marche têm como capital Ancona. O slogan da cidade é: “As Marche: a Itália em uma região”, retirado do livro de Guido Piovene, Viaggio in Italia, de 1957.

O número de turistas tem crescido nos últimos anos. As pessoas procuram o mar, a cultura, as cidades de arte – também é a região com maior número de teatros -, e o contato com a natureza (12 áreas protegidas, entre elas 2 parques nacionais e 4 regionais).

O que prevalece no território são os cenários de colinas e montanhas, mas o mar Adriático também faz parte dele, com suas praias baixas, muitas são bem conhecidas como Senigallia, Gabicce Mare, Pesaro, Fano e San Benedetto del Tronto.

Para quem busca a natureza extrema mesmo, deve visitar a riviera de Conero, que oferece cenários sugestivos e bastante selvagens ainda, muitas vezes alcançáveis somente pelo mar ou através de trilhas pela mata.

É uma região voltada para a natureza mesmo, até mesmo um oásis da WWF. Famosos são os parques de Monti Sibillini e Monti della Laga, perfeitos para trekking. Muitos populares também são as grutas de Frasassi, algumas foram até mesmo habitadas na pré-história.

Em Valle dell’Esino, por exemplo, é possível encontrar casas coloniais com um toque único, onde é possível reencontrar o gosto pelas coisas simples da vida. Essas casas contam a vida em um tempo passado e acolhem viajantes e turistas que buscam novas aventuras.

Entre suas principais cidades (e também cidades de arte) estão Ancona, Ascoli Piceno, Jesi, Macerata, Pesaro e Urbino.

O que visitar

As Marche podem ser interessantes por conta de suas várias cidades muradas como Arcevia, Gradara, Montecarotto, Osimo, dentre outras. Suas praças lembram salões, nas cidades medievais onde o tempo parece ter parado, entre as estradas e o prédios.

Em Ascoli Piceno, o centro histórico medieval, a Piazza del Popolo e a torre do palácio dei Capitani del Popolo compõem um dos centros históricos mais representativos da Itália. Ainda nela, é possível visitar alguns laboratórios de artesãos.

Ancona é conhecida como a porta do Oriente e conserva monumentos de prestígio. A catedral de San Ciriaco surge ao longo de uma antiga cidade grega e é considerada uma das igrejas medievais mais interessantes da região.

O centro histórico de Urbino por conta do seu Palazzo Ducale está na lista de patrimônios da UNESCO e ele é exemplo arquitetônico e artístico do renascimento italiano. Gradara é outro exemplo, mas de arquitetura militar medieval.

Já em Loreto, o forte é o turismo religioso por conta do santuário Mariano, um ponto importante nos lugares de peregrinação do mundo católico.

Per il turismo religioso, il santuario Mariano di Loreto è una tappa importante in quanto considerato uno dei luoghi di pellegrinaggio tra i più importanti del mondo cattolico.

Os amantes de música devem visitar Pesaro durante o mês de agosto, quando por duas semanas, acontecem uma imersão musical, o Rossini Opera Festival. E para os gulosos, em Fano na época do carnaval é possível encontrar muitas comidas originais.

O que provar

Essa região promove uma reunião de sabores e de gostos por todo o território com suas características únicas. Os pratos são a base carne de porco ou vitelo, assim como de trufas ou outros tipos de fungos. E

O prato símbolo do Ascoli é um frito misto com azeitona, abobrinha e costelas de vitelo. xiste também uma tradicional lasagna chamada vincisgrassi. Alguns presuntos também são bastante populares e o pecorino di Talamello é bem diferente.

O gosto fresco e doce do mar é perceptível nos pratos a base de peixe, muito famoso é o brodetto, feito com mais de 14 especialidades de peixe temperado com tomatinho ou açafrão, dependendo da cidade.

Entre os doces, uma mistura de cogumelos cria o ciambellotto. Existem também os ravioli fritos e recheados com castanhas, creme e ricota.

Os vinhos dessa região incluem o branco Falerio dei Colli Ascolani, os tintos Rosso Piceno e Rosso Piceno Superiore, além dos vinhos cozidos, conservados em barris de notas mediterrâneas.

As Marche devem oferecer mesmo uma experiência única para o turista com a mistura do verde dos parques e o azul do mar, além da culinária típica!

Foto: Fontana del Calamo, Ancona (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Le Marche

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s