Toscana

Por conta de sua forte unidade linguística e cultural, é uma das regiões italianas de identidade mais definida e também antiga. O nome é antigo e vem do nome usado por gregos e latinos para definir a terra habitada pelos etruscos: “Etruria” que depois virou “Tuscia” e, por fim, “Toscana”.

Ela fica na Itália central e é indiscutivelmente um dos destinos de viagem mais procurados do mundo. As paisagens típicas, o patrimônio artístico e as importantes cidades, em especial a capital Florença, tornam essa região um lugar único no mundo.

O literal não é tanto explorado nessa região, mas possui praias longas e arenosas ou até mesmo rochosas. As ilhas do arquipélago toscano são rodeadas pelo vegetação mediterrânea e o mar é límpido.

Os alpes Apuane possuem inúmeras áreas protegidas, entre eles a lagoa de Orbetello que recebe várias espécies de pássaros migratórios. No entanto, a paisagem mais característica é aquela da natureza que se mistura com o homem.

O golfo de Baratti e os sítios de Vetulonia e Pitigliano possuem necrópoles e testemunhos da civilização etrusca, enquanto Roselle e Cosa possuem ruínas da época romana.

E então existem as cidades medievais, ricas em histórias, castelos e sistemas de fortificação, igrejinhas rurais e abadias. Assim é o cenário de cidades como Val d’Orcia, Chianti e Maremma.

A região é universalmente conhecida por sua riqueza de monumentos e obras de arte, em especial nas cidades de Florença, Pisa,  Siena e Lucca, sendo que o renascimento evoluiu a partir da capital Firenze.

Por fim, ao contrário do que muitos brasileiros pensam, a Toscana não é uma cidade italiana, mas uma região (obrigada, novelas da Globo… NOT!).

O que visitar

Qualquer lugar na Toscana vale a pena ser visitado. Seus vales característicos são cartões postais reconhecidos pelo mundo. Fazer um passeio de carro pela região certamente é de tirar o fôlego de qualquer um tamanha a beleza do local.

Comecemos pela capital, Firenze, que é patrimônio da UNESCO. Conhecida pelo mundo inteiro, a antiga cidade dos Medici é o berço de cultura e de arte. Um verdadeiro museu a céu aberto. São inúmeros os monumentos e obras de arte a serem contemplados, desde sua imponente catedral até o famoso Davi de Michelangelo.

Sua vizinha Siena, com seu centro histórico medieval, também está na lista da UNESCO e possui a famosa Piazza del Campo que todos os anos é o local onde ocorre o palio, famosa corrida de cavalo.

A cidade que detém um dos monumentos italianos mais reconhecidos do mundo, Pisa encanta não somente por sua famosa Torre, mas também pela praça onde esta se encontra, entre outros monumentos muitas vezes não explorados pelos turistas.

A “cidade ideal”de Pienza também oferece grande riqueza artística e tesouros de arte que fizeram com que ela também virasse patrimônio mundial. Outra cidade que não pode ser esquecida é San Gimignano, cidade medieval famosa por conta de suas casas torres, também patrimônios.

A Toscana é realmente uma região incrível. É realmente a região italiana mais rica em termos culturais e artísticos. Mas não só isso, a região também abriga as Chianti, que são comunas que fabricam vários vinhos. Passar pela Toscana é obrigação de qualquer pessoa que visita a Itália.

O que provar

Os ingredientes frequentemente usado na cozinha toscana são pão, farinha, legumes e vegetais. Como antipastos são comuns os crostini com fígado de frango. Também tem a panzanella, um prato feito com pão, tomate, manjericão, azeite, vinagre, sal e pimenta do reino.

As sopas também são bem comuns, em especial a ribollita, também feita com pão e vegetais, ou a sopa de feijão.

Para os pratos com peixes, o mais conhecido é o cacciucco, um ensopado de peixe. Para as carnes, o mais famoso é a bistecca alla fiorentina. Mas também a carne de frango e outras variações da carne de porco.

Entre os doces típicos, tem o castagnaccio, uma torta de nozes, o buccellato, uma rosca feita com frutas secas e consumida principalmente no Natal, e os cantucci, que são biscoitinhos.

A produção de vinho é muito famosa na região tanto pelas Chianti quando por cidades como Montalcino e Montepulciano. Os vinhos dessas cidades são conhecidos por sua excelência e qualidade. O Vin Santo também é muito conhecido, um vinho doce que normalmente é consumido junto com os cantucci.

Não existe região mais conhecida da Itália que a Toscana, por conta de suas paisagens bem típicas, sua riqueza cultura e artística e sua famosa culinária. Difícil é querer voltar para casa…

Foto: Monteriggioni, Toscana (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Toscana

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s