Emilia-Romagna

Região composta por duas regiões históricas: a Emilia – que compreende as províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara e boa parte da Bologna, capital – e a Romagna – com as províncias de Ravenna, Rimini e Forlì.

Essa região é um contraste de mar e montanha.

A Emilia-Romagna oferece aos turistas paisagens maravilhosas que misturam as cores e o cheiro da terra, com alegria, música, cinema e arte. Essa é uma das regiões mais férteis e produtivas da Itália.

Para quem ama o mar, a diversão é garantida na reviera Romagnola, com a praia mais longa da Europa. Outras praias famosas como Rimini, Cattolica e Riccione são conhecidas por acolher muito bem os turistas.

Nas cidades de Parma e Piacenza é possível contemplar a beleza do Appennino, a cadeia montanhosa que corta a Itália, visitando os parques e as reservas naturais.

O arte também deixou profundas raízes nessa região. Obras de Verdi, a poesia de Pascoli e o cinema de Fellini encontraram aqui seus cenários.

Nessa região, basta escolher o que você quer observar, pois as opções são praticamente infinitas. As principais comunas são Bologna, Parma, Modena, Reggio Emilia e Ravenna.

O que visitar

A Emilia Romagna oferece arte, história e arquitetura.

Bologna é uma cidade de comércio e feiras. Sua basílica de San Petronio é considerada uma das mais belas da Itália e tem uma característica bem particular: ela é metade de mármore e a outra metade não é trabalhada, é crua.

As famosas torres pendentes de Bologna também permitem que o visitante tenha uma vista única da cidade. É possível subir os 498 degraus da Torre degli Asinelli e observar a cidade lá do alto.

Ferrara é uma cidade patrimônio da UNESCO, um lugar que ainda conserva de forma intacta monumentos da época renascentista. É possível observar os traços nas estradas, nas fachadas dos prédios e nos tesouros artísticos conservados em seus museus.

Modena também é uma cidadezinha linda, com uma catedral românica e o famoso campanário de Ghirlandina.

Outra cidade que possui oito edifícios da UNESCO é Ravenna, a cidade dos mosaicos. As obras primas dessa cidade são exemplos das conquistas ao longo da história. Ela também já foi capital por três vezes.

Faenza também é uma cidade rica em monumentos que tem fama internacional graças à sua antiga fábrica de cerâmicas, que começou no século XIII.

Para os mais esportistas, também é possível abusar da velocidade e dos motores, já que a região é nada mais, nada menos que a casa da Ferrari. Quem visita as cidades de MaranelloImola e Modena poderá usufruir um pouco da indústria automobilística.

O que provar

Sendo uma cidade de arte, é impossível visitar a Emilia-Romagna e não provar da arte do sabor, uma cozinha feita com sabores fortes e refinados, tanto da parte campestre da Emilia quanto da parte marinha da Romagna.

Entre os pratos tradicionais, tem o erbazzone, uma torta salgada com espinafre, os pisarei e faso, que são pequenos nhoques com feijão, sem mencionar os tortelloni, agnolotti e outros tipos de massa que são recheadas com muito sabor a aromas.

Visitar Bologna e não provar da sua mortadela dentro da famosa piadina é um crime. Assim como visitar Parma e não degustar do famoso presunto, tão importante na gastronomia italiana e para ser degustado juntamente com o queijo Grana e um bom vinho.

E o vinho é outra menina dos olhos dessa região. Daqui saem Gutturnio, Trebbiano, o famoso Lambrusco, Sauvignon e Sangiovese.

A simplicidade e o sabor, uma combinação poderosa, fazem da gastronomia da Emilia-Romagna algo para ser apreciada em todo o mundo.

Uma região incrível, a Emilia-Romagna oferece obras de arte de impressionar qualquer pessoa, além de uma gastronomia digna de rei. É para não deixar de visitar mesmo!

Foto: Piazza Maggiore, Bologna (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Emilia-Romagna

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s